O Santuário de Nossa Senhora do Monte situa-se num amplo adro empedrado a 598 metros acima do nível do mar. Fica acantonado no alto de uma imponente escadaria com 68 degraus, envolvido por um casario disperso e por um denso arvoredo. O santuário apresenta uma arquitetura religiosa, barroca, com as características típicas das construções insulares dos finais do século XVIII, mas com elementos quase sem paralelo na região, como é o caso da fachada flanqueada por torres.
A igreja, de planta longitudinal, é composta por uma nave com fachada principal em empena, flanqueada por torres sineiras. Apresenta duas capelas colaterais e capela-mor, à qual se anexam a residência paroquial e os serviços paroquiais.
O santuário tem a honra de conservar os restos mortais do beato Carlos, imperador da Áustria e Rei da Hungria. Ele morreu no Monte a 1 de Abril 1922. O seu túmulo encontra-se numa capela lateral dentro da igreja. No recinto do Santuário logo em frente à fachada principal da igreja encontra- se uma estátua em bronze do beato Carlos. A estátua foi realizada pelo escultor Augusto Cid e benzida a 15 Agosto 2005.
A devoção a Nossa Senhora do Monte remonta aos tempos do povoamento da ilha da Madeira. Adão Ferreira, primeiro homem nascido na Madeira, deu início ao culto mariano, neste local do Monte, construindo em 1470 a capela dedicada a Nossa Senhora da Encarnação.
O Santuário de Nossa Senhora do Monte tem acolhido, ao longo dos tempos, as orações, as súplicas e os louvores de imensos peregrinos que sobem a este Monte de Maria para colocar com confiança junto aos pés da Padroeira as dificuldades e preocupações da vida. Mas este Santuário é o local de peregrinação mais importante da Madeira onde acorrem imensos fiéis, peregrinos e romeiros para cumprir as suas promessas; e celebrar a festa da Padroeira da diocese e cidade do Funchal e da ilha da Madeira, a Senhora do Monte nos dias 14 e 15 Agosto.