Baptismo

Inscrição de Baptismo

Descarregar Ficha de Inscrição de Baptismo

Como marcar o Baptismo

Deslocar-se ao cartório paroquial (na igreja do Monte: quinta-feira das 16h às 18h ou das 19h às 19h30) ou preencher o formulário nos contactos:

link

O Baptismo é um sacramento: um sinal visível – a água e as palavras do celebrante – que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus.
O Baptismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da Nova Lei que Cristo confiou à Igreja quando disse aos apóstolos:

“Ide e ensinai todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

O Baptismo é o sacramento pelo qual as pessoas se tornam membros do Corpo de Cristo que é a Igreja.
O Baptismo faz-nos filhos de Deus.
Pelo Baptismo nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Baptismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos. O Baptismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos.

  • É o sacramento da fé, da adesão incondicional à pessoa de Cristo;
  •  É o sacramento do testemunho que compromete no anúncio do Evangelho pela vida e pela palavra oportuna;
  • É o sacramento da comunidade de fé, de esperança e de serviço.

Celebrar o Baptismo

1º Marcar o baptismo

 

O Local do Baptismo 

Sentido do local do Baptismo

As crianças são baptizadas na paróquia de residência dos seus pais. Trata-se de integrar-se na comunidade paroquial da sua residência e fazer nela a sua caminhada de vida cristã. Caso queiram escolher outra igreja paroquial deverão pedir na paróquia de residência um papel de transferência de Baptismo.

O Baptismo é a entrada na comunidade cristã e, por isso, deve ser celebrado no local habitual de reunião da comunidade cristã para a celebração dominical. Este local é, de preferência, a Igreja Paroquial. Mas se a comunidade cristã

se reúne, habitualmente, noutra Igreja, pois há paróquias com várias Igrejas, esta poderá ser, a juízo do Pároco, lugar de celebração do Baptismo, desde que tenha baptistério. Assim sendo, a igreja do Monte é o lugar para que celebremos o sacramento do baptismo na nossa paróquia.

Como marcar o baptismo?

1. Deslocar-se ao cartório paroquial (na igreja do Monte: quinta-feira das 16h às 18h ou das 19h às 19h30); ou aqui: https://pnsmonte.pt/cartorio-paroquial/
2. Horário habitual da celebração dos baptismos (sem missa): sábados às 12h, 14h, 14h30 e domingos 12h. Para além destes dias e horas poderá ser combinado outro horário de acordo com a disponibilidade da agenda paroquial. Horário habitual da celebração dos baptismos (com missa): sábados às 18h e domingos 11h.

3. Agendar encontro de preparação imediata da celebração do baptismo com o pároco/sacerdote que vai celebrar o baptismo

Como dar início ao processo de baptismo?

1. Levar para casa ou descarregar/imprimir o assento, e preencher com toda a informação do bebé, dos pais, dos avós e dos padrinhos.

 

2. Entregar ou carregar cópia do Boletim de nascimento da criança e do cartão de cidadão dos pais para comprovar identificação das pessoas

3. Os pais e padrinhos devem assinar a folha do assento. Entregar esta folha do assento no cartório ou carregar a folha preenchida e assinada.

4. Prazo para entrega da documentação: até 15 dias antes da data da celebração do baptismo.

5. Encontro de preparação imediata da celebração do baptismo com o pároco/sacerdote que vai celebrar o baptismo 

 

2º Preparar o baptismo

pia baptismal

Os Padrinhos

O número dos padrinhos:
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher). Pode, também, ser batizado sem padrinhos.

Requisitos para se ser padrinho:

Ter completado os 16 anos de idade.

Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar e viver de acordo com fé católica. Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

A roupa da criança

A roupa deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo baptismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Baptismo

Os pais devem adquirir a vela do baptismo, que será acendida no Círio Pascal, durante a celebração do baptismo.

A toalha branca

Os pais devem adquirir a toalha do baptismo da criança para ser utilizada no decorrer do baptismo.

A concha

Os pais podem adquirir uma concha para baptizar a criança. No entanto, não é obrigatório uma vez que a nossa paróquia dispõe de uma concha de baptismo; fica ao critério dos pais/familiares da criança.

As Flores

Geralmente nada ou então uma grinalda à volta da pia batismal ou arranjo floral sobre a tampa da pia batismal. Fica ao critério dos pais e deve ser combinado com o pároco.

Os fotógrafos

A escolha dos mesmos fica ao critério dos pais/familiares. Os fotógrafos devem ter uma atitude/presença discreta a fim de não perturbar a celebração do baptismo.

Oferta para a igreja

A Paróquia pede aos pais/padrinhos que colaborem na manutenção da igreja paroquial com a oferta de donativo. O valor do donativo é segundo as possibilidades dos pais/padrinhos não havendo por isso um valor fixado. A oferta do donativo não é para pagar o baptismo.

3º Celebrar o baptismo

Muitos parabéns pelo dom da maternidade/paternidade e muitas felicidades para o crescimento da vossa família!