Crisma
CRISMA OU CONFIRMAÇÃO
Juntamente com o Baptismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos “sacramentos da iniciação crista cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça baptismal. Com efeito, “pelo sacramento da Confirmação [os fiéis] são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”.
Com a presença renovada do Espírito Santo, o sacramento da Confirmação é o sinal de Deus que mergulha o cristão na plenitude do seu mistério. É um auxílio de Deus que permite ao homem novo descobrir o seu lugar na Igreja, a ser mais fortemente testemunha do Evangelho e a entrar plenamente na missão a que o Pai o chama.
Para a Confirmação, como para o Baptismo, convém que os candidatos procurem a ajuda espiritual de um padrinho ou de uma madrinha. Recomenda-se que seja o mesmo do Baptismo, a fim de marcar bem a unidade dos dois sacramentos. Poderá ser uma outra pessoa que tenha concluído a sua iniciação cristã, isto é, que tenha recebido o baptismo, a primeira comunhão e o crisma.
Receber o Sacramento da Confirmação (Crisma)
A forma habitual para receber este Sacramento é a frequência da catequese até ao 10o ano. Ao concluir a catequese é feita uma preparação imediata para receber o sacramento.
Poderá também receber este sacramento se frequentar a catequese de adultos de preparação para o Crisma.
A próxima celebração do Crisma na nossa paróquia está agendada para o dia 14 de Julho às 11h00 na igreja de Nossa Senhora do Monte.
A celebração do Crisma é habitualmente presidida pelo bispo diocesano.