O nosso grupo de leitores para a Liturgia da nossa comunidade tem como principal missão a Proclamação da Palavra de Deus nas várias eucaristias da paróquia.

O grupo de leitores da paróquia não é um grupo fechado; por isso, os leitores escalados podem convidar outra pessoa (que saiba ler bem) a fazer a leitura;

A escala de leitores visa garantir a preparação das leituras e a calma necessária na preparação da missa; quando um leitor escalado não puder marcar presença troca com um outro leitor escalado.

A missão do leitor é fazer chegar a Palavra de Deus de forma clara às pessoas: prepare e medite bem a leitura que vai ler.

Alguns conselhos para uma preparação imediata:
  1. Ler antes a leitura. Se possível, em voz alta e várias vezes. Lê-la para entender bem o sentido, e para ver que entoação há que dar a cada frase, quais se devem realçar, onde estão os pontos e as vírgulas, em que palavras poderíamos enganar-nos… etc.
  2. Junto do ambão, estar atento à posição do corpo. Não se trata de adoptar atitudes hieráticas e rígidas, mas também não se deve ler, por exemplo, com as mãos nos bolsos.
  3. Situar-se a distância adequada do microfone para que se ouça bem. Às vezes, por causa do afastamento, ouve-se mal.
  4. Não começar antes de o microfone estar à distância justa (qual é a distância justa, deve ter-se aprendido antes: a um palmo da boca costuma ser a colocação adequada).
  5. Ler lentamente. O principal defeito dos leitores, neste país de nervos e de pouca formação para a leitura em público, é precisamente este: o ler depressa. Se se lê velozmente, os ouvintes talvez consigam entender-nos, mas o que lemos não penetrará neles. Há que afastar, pois, o estilo do que sobe a correr, começa a leitura sem olhar para as pessoas, e vai-se ainda mais depressa.
  6. Ao chegar ao ambão, respirar antes de começar, ler fazendo as pausas nas vírgulas, uma respiração completa no ponto e uma pausa mais longa antes de dizer “Palavra do Senhor”. Aguardar ainda, junto do ambão, pela resposta do povo, e só depois voltar para o seu lugar.
  7. Aprender a ler sem pressas, com aprumo e segurança, certamente que custa: por isso é importante fazer tantos ensaios e exercícios quantos sejam necessários. É a única forma. 
  8. Vocalizar. Isto é, sublinhar cada sílaba, mover os lábios e a boca, não se atropelar, não baixar o tom nos finais de frase. Sem afectação nem comédia, mas recordando que se está actuando em público, e que o público tem o direito a entender bem. E uma actuação em público é diferente duma conversa na rua. 
  9. Olhar para as pessoas. Os olhos não hão-de estar fixos todo o tempo no livro, mas de vez em quando há que levantá-los e dirigi-los com tranquilidade para os que nos escutam. Isso cria o clima de comunicação necessário para uma boa leitura. E ajuda a sublinhar as frases mais importantes: olhar as pessoas numa frase importante fá-la penetrar mais. Além disso ajuda o clima de leitura lenta de que já falámos. 
  10. Ler com a cabeça levantada. A voz aparece mais clara e o tom mais elevado. Também assim se pode olhar mais facilmente para a assembleia. Se for necessário, pode tomar-se o livro levantando-o, para não ter que baixar a cabeça.