Serviço de Sacristia

A nossa paróquia conta com alguns voluntários que garantem o serviço de sacristia nos lugares de culto, sobretudo, na nossa igreja paroquial.

Os membros do serviço da sacristia parecem não ter uma intervenção direta na própria celebração, como o leitor, o acólito ou o cantor. Contudo, e apesar do serviço discreto, eles têm uma influência no desenvolvimento da celebração, pois deles depende a preparação e manutenção de tudo o que lhe é necessário.

Devem em primeiro lugar cuidar da sacristia, o lugar onde se conservam os diversos elementos da celebração, com ordem e limpeza: túnicas, casulas, cíngulos, amitos, dalmáticas, véus de ombros e demais vestes litúrgicas. Cuidam de levar, engomar e tratar de cada pano usado que é usado em todas as celebrações. Igualmente zelam pelo cuidado e manutenção das alfaias litúrgicas, isto é, cálices, píxides, patenas, galhetas, turíbulo, livros, etc…

Também é da sua competência o cuidado do espaço geral da igreja, sobretudo o altar e o ambão, mas também dos outros espaços onde se desenrolam ações litúrgicas como o baptistério ou a capela do Santíssimo. Mas também no serviço de abrir e fechar a igreja paroquial bem como a capela da Imaculada Conceição, nas Babosas e da capela da Paz, no Terreiro da Luta.

No serviço da sacristia muitas vezes recai a missão de ligar os outros ministérios como os acólitos, leitores, ministros extraordinários da comunhão, catequistas e os próprios celebrantes.

Juntamente com o serviço da sacristia trabalha o serviço de limpeza e ornamentação da igreja/capela.