PALAVRA DO PÁROCO
Estimados amigos, Uma palavra de saudação a todos os que nos visitam através da página oficial da nossa paróquia. Escutando e acolhendo o desafio do Papa Francisco de sermos uma Igreja de portas abertas apresentamos o nosso site que dá a conhecer a nossa comunidade paroquial. Que esta página de internet possa proporcionar uma eficaz e bela comunicação para que todos possam fazer o encontro feliz com Jesus Cristo através de Maria Santíssima, a Senhora do Monte, nossa padroeira, no seio da nossa casa comum de oração. Que Nossa Senhora do Monte e o Beato Carlos d’Áustria intercedam por todos nós. Que Deus nos abençoe sempre! Com amizade,
O pároco: Pe. Vitor Sousa
Vitor Manuel Baeta de Sousa
Sacerdote Católico da Diocese do Funchal
Natural do Lombo do Atouguia – Calheta (Madeira)
Residência: Casa paroquial-Igreja do Monte (rampa da sacristia, 1 9050-208 Funchal)
Foi baptizado na paróquia do Atouguia, capela de São Pedro de Alcântara pelo padre Isaías de Freitas. Frequentou a catequese no Atouguia, onde recebeu a primeira comunhão, sendo pároco o Pe. José Pascoal. Recebeu o sacramento da Confirmação (Crisma) por D. Teodoro de Faria, sendo pároco o Pe. Manuel Ramos.
Em relação ao percurso académico, os primeiros anos da pré-escolar e ensino básico foram realizados na Escola Primária do Lombo do Atouguia.
A partir do 5º ano de escolaridade passou a frequentar a Escola Básica e Secundária da Calheta até o 9º ano de escolaridade. Depois ingressa na Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), frequentando o 10º ano, fruto da sua entrada no Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima, no Funchal. É neste momento que começa a sua vida no Seminário. Faz, neste contexto, os três anos do Secundário na escola da APEL. No final do 12º ano entra na Escola Teológica do Funchal onde faz os dois primeiros anos do curso de Mestrado Integrado em Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. Ao concluir estes dois anos do curso no Funchal continua o Mestrado Integrado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa. É neste momento que integra a comunidade do Seminário de Cristo-Rei (Olivais), como seminarista Maior da Diocese do Funchal no curso S. João Paulo II. Continuou os estudos na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde conclui os seus estudos com a defesa da dissertação de Mestrado – «D. Frei David de Sousa, bispo do Funchal (1957-1965). Igreja e Sociedade madeirense na segunda metade do século XX».
Ainda diácono foi nomeado a 3 de Outubro de 2015 membro da equipa formadora do Seminário Diocesano do Funchal e do Pré-Seminário, e Assistente Regional Adjunto do CNE – Escutismo Católico.
A 23 de Julho de 2016 foi ordenado presbítero na Catedral do Funchal por D. António Carrilho, bispo do Funchal. E, no dia 24 de Julho, celebrou a sua missa nova na igreja paroquial do Atouguia, Calheta.
No dia 9 de Outubro de 2016 é nomeado Responsável daEquipa do Pré- Seminário e Capelão da Penha de França, no Arciprestado do Funchal.
No dia 21 de Outubro de 2018 é nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, sendo dispensado de Assistente-Adjunto da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Madeira.
No dia 27 de Julho de 2019 foi dispensado das funções de Prefeito do Seminário Diocesano do Funchal, mantendo os ofícios anteriores.
No dia 13 de Maio de 2021 foi nomeado capelão do Santuário de Nossa Senhora da Paz, no Terreiro da Luta (Monte).