Confraria de Nossa Senhora do Monte

Na igreja paroquial há a confraria de Nossa Senhora do Monte, a mais antiga, que a 7 março 1665 recebeu alvará régio que nomeava o vigário da paróquia tesoureiro da sua igreja.

“A Confraria de Nossa Senhora do Monte, da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, é uma associação pública de fiéis instituída pelo Bispo da diocese do Funchal.

A Confraria tem por fim a promoção do culto público à Santíssima Virgem Maria podendo também promover a conservação e manutenção da capela de Nossa Senhora do Monte e obras de beneficência auxiliando os irmãos mais carenciados.

A Confraria promove a realização da festa do Patrocínio de Nossa Senhora do Monte no dia 9 de Outubro ou no Domingo mais próximo deste dia e a celebração de uma missa anual, sufragando as almas dos seus associados falecidos” (Dos estatutos da Confraria de Nossa Senhora do Monte)

A sala da confraria, anexa à igreja paroquial, tem lambril de madeira envernizada e teto de estuque; trabalhos realizados por artífices confrades e pagos pela mesa da confraria. Na parte interior do lado norte foram pintados a óleo, em 1974, as imagens da Virgem do Monte, uma caravela e um bote com tripulação daquela embarcação, que era americana, recolhendo e salvando das águas do oceano a imagem do Santo Cristo dos Milagres, arrastada para o mar durante a aluvião de 9 outubro de 1803. Foi autor destas pinturas o artista Sr. António de Gouveia, do Funchal.