Confraria do Santíssimo Sacramento

A Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora do Monte, é uma das mais antigas da Madeira.

A confraria foi criada em 1640, pelo padre Pedro de Noronha de Mendonça, para que os fiéis se organizarem numa associação a fim de prestarem culto a Jesus Eucaristia.

Esta Confraria tem estatutos próprios.

Nos estatutos, no capítulo 1, Artigo 2 diz-se: “A Confraria tem por fim a promoção do culto pú-blico ao Santíssimo Sacramento podendo, acessoriamente promover:

          a)  A conservação e manutenção da Capela do Santíssimo Sacramento.

          b)  Obras de beneficência, auxiliando em particular os irmãos carenciados;

           c) Outros atos de culto.
Missa anual, sufragando as almas dos seus associados falecidos”. ….

A celebração da FESTA anual do Santíssimo Sacramento realiza-se num domingo escolhido pela Mesa e de acordo com o pároco. Nos últimos anos a festa ao Santíssimo Sacramento tem sido realizada no domingo após a festa de Nossa Senhora do Monte

Antigamente ser irmão da Confraria era um grande privilégio. Era sinal de ser uma pessoa muito respeitada. Tinha até o privilégio de participar em atos civis, ou se fazer representar.

Este privilégio, durante muito tempo, foi só acessível a pessoas do sexo masculino, até que em meados do século XX passou a ser também acessível a pessoas do século feminino.

Todos os irmãos, têm o direito de assistir a todos os actos religiosos em que a Confraria tome parte desde que se apresente convenientemente vestido com a sua opa, segundo a determinação da Mesa Administrativa, participar nas reuniões da Assembleia Geral, entre outras.

Os irmãos da confraria do Santíssimo pagam as suas quotas contribuindo para o funcionamento da vida da confraria.